Bem-vindo ao nosso site

Durante os primeiros anos de vida, a criança passa pelo período mais importante do desenvolvimento do sistema nervoso central, diversos fatores podem interferir nesse processo podendo ocasionar atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Neste período os pais, em conjunto com uma equipe interdisciplinar, exercem papel central no processo de conquista de novas descobertas, facilitando as relações que a criança estabelece desde o nascimento.

A Fisioterapia exerce papel importante no estímulo da aquisição das etapas do desenvolvimento neuromotor, porém a intenção não é buscar igualar seu desenvolvimento ao de uma criança que não apresenta comprometimentos, mas sim proporcionar que a criança desenvolva suas potencialidades. A família é a principal ligação que existe entre os profissionais e a criança com deficiência. 

 A Neuroplasticidade refere-se à capacidade de reorganização do sistema nervoso central frente a uma lesão. É uma propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos (BIGUELIM; KAKIHARA, 2002).

Quanto menor for a área cerebral lesada, maior a probabilidade de uma recuperação independente, enquanto uma grande lesão poderá acarretar perda permanente da função. Existem lesões potencialmente recuperáveis, porém faz-se necessário, objetivos precisos de tratamento e níveis adequados de estímulos (KANDEL; SCHAWARTZ, 2003 apud SILVA, KLEINHANS, 2006).

 

Acreditando nestes princípios, este site foi criado com objetivo de transmitir informações sobre Fisioterapia Neurológica, Neuropediatria, Síndrome de Down, Deficiência Visual, Desenvolvimento Neuropsicomotor, entre outros temas, assim como estabelecer a troca de informações e discussões entre profissionais da area, familiares de crianças com deficiência e demais pessoas com interesses no assunto.

 

Quem é Daniele Biguelim?

 

Nasci em Ourinhos SP no ano de 1977, residi na cidade de Marília dos 07 aos 22 anos de idade, estou Londrina desde o ano 2000. 

Logo iniciado o curso de Fisioterapia na UNIMAR, identifiquei-me com as areas de neurologia, pediatria, geriatria e hidroterapia, por isso dediquei-me com mais ênfase no estudo dessas areas da fisioterapia.

Muito maior que a experiência profissional de 14 anos é o amor que tenho por minha profissão e area de atuação...Hoje posso dizer com toda certeza que não conseguiria ser feliz sem a convivência diária com meus pacientes, com cada um deles vivo diariamente o verdadeiro sentido do amor, da amizade, da confiança...o que torna cada terapia um momento único, onde é possível transformar habilitação/ reabilitação em um momento repleto de sorrisos.

 

Entre os anos 2000 e 2001 trabalhei na Associação Flávia Cristina, instituição à qual dedico todo meu respeito devido a seriedade com que trabalham, instituição realmente preocupada em ofertar toda assistência necessária à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

 

Trabalhei 07 anos no ILITC - Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para cegos, uma instituição séria realmente preocupada com a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual e deficiência múltipla, foi uma experiência pessoal e profissional simplesmente maravilhosa. 

 

Durante 06 anos trabalhei na APS Down de Londrina, onde aprendi com meus pacientes que barreira não é limite, que a pessoa com Síndrome de Down pode alcançar muito mais que imaginamos, basta que oportunidades sejam proporcionadas. 

 

Realizo atendimento domiciliar particular há 14 anos, em geral pacientes idosos com sequelas neurológicas graves...pessoas com histórias de vida incríveis, histórias que comovem e ao mesmo tempo muito ensinam, são  pessoas que depositam em mim toda confiança e amor. Essa convivência com o paciente em seu ambiente familiar é algo extraordinário, impossível explicar...

  

HOJE,  REALIZO ATENDIMENTOS EM CONSULTÓRIO -  "Consultórios Associados"  LOCALIZADO NA RUA PROGRESSO N. 22 - sala 05 JD LONDRILAR (próximo ao hospital Mater Dei) na cidade de Londrina, onde construimos uma forte equipe nas areas de Fisioterapia, RPG e Pilates, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional.

FISIOTERAPIA 

         O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Oitava Regional (CREFITO 8), define Fisioterapia como sendo uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios do movimento intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Suas ações são baseadas em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

    O Fisioterapeuta é um profissional da área da saúde com formação acadêmica superior, capacitado à construção do diagnóstico Cinesiológico Funcional, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, acompanhamento do quadro evolutivo do paciente, assim como avaliação das condições para alta (CREFITO 8).